A advocacia trabalhista

A advocacia trabalhista

9 de maio de 2019 0 Publicado por Kleber Dantas | Advogados Associados

O passivo trabalhista sempre foi uma preocupação para as empresas, desse modo a atuação de advogados em parceria com a área de recursos humanos e gerencial das empresas, demonstra cada vez mais desejável e eficaz para evitar problemas trabalhistas futuros.

O trabalho preventivo dos advogados trabalhista será realizado através de um diagnóstico da situação da empresa para conseguir identificar pontos de possíveis problemas que possam gerar passivos trabalhistas, o trabalho é voltado para o estudo das convenções coletivas das categorias, adequação com a consolidação das leis trabalhistas, visitas ao ambiente de trabalho, conversas  com os funcionários para que seja possível entender o funcionamento dos trabalhos para ajuste da realidade praticada com as exigências legais.

O resultado deste trabalho é um relatório diagnosticando os principais problemas e um rol de sugestões a ser aplicada. Neste ponto é importante que os gestores estejam abertos para implementar as mudanças necessárias.

Muitas vezes a conduta empresa que dá margem a uma demanda judicial não é intencional e ocorre por desconhecimento das leis vigentes, e pode ser corrigida com simples ajustes.

Uma postura combativa assegurará que a empresa não fique indefesa, de modo a se precaver de ações judiciais e autuações dos órgãos competentes, evitando prejuízos e assegurando melhores condições de trabalho a seus colaboradores.