Oito dicas para Prevenção de Acidentes de Trabalho

Oito dicas para Prevenção de Acidentes de Trabalho

17 de julho de 2019 0 Publicado por Kleber Dantas | Advogados Associados

O dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho é celebrado em 27 de julho. E você já parou para pensar na extrema importância das normas referentes à segurança do trabalho?

A cada ano, no Brasil, cerca de 700 mil pessoas sofrem acidentes de trabalho. De acordo com dados da Previdência, entre 2014 e 2018, foram registrados no país 1,8 milhão de afastamentos por acidente de trabalho e 6,2 mil óbitos.

Diante de tal situação, reforçar os cuidados de prevenção de acidentes é fundamental, pois a melhor forma de se evitar todo esse doloroso processo é investindo em segurança no trabalho.

Para colocar em prática a prevenção de acidentes, preparamos essas oito dicas:

1. Preste atenção ao seu entorno

Quinas, fendas, grades, fios, etc. Tudo pode ser foco de acidentes se o profissional não estiver atento. Antes de iniciar um trabalho, esteja atento a potencias fontes de acidentes no entorno de seu ambiente de trabalho.

2. Utilize as ferramentas e o maquinário da forma correta

Além de utilizar cada ferramenta para seu devido fim, evite improvisar. Caso isso ocorra, o resultado do serviço pode não ser o esperado e ainda acidentes podem ocorrer.

3. Não subestime os EPIs

Em sua grande maioria, EPIs não foram feitos para serem bonitos, mas sim para serem úteis. Siga as regras e normas para manter sua segurança, a de seus colegas de trabalho e dos bens da empresa.

4. Tenha seriedade no trabalho

O ambiente de trabalho não é local para brincadeiras. Deixe-as para um momento de pausa e evite problemas desnecessários de desatenção.

5. Não use acessórios que não façam parte do uniforme

Anéis, pulseiras, brincos, correntes, gravatas e demais acessórios não fazem parte do seu uniforme. Evite usar enquanto estiver trabalhando, pois evitará levar broncas e também trabalhará com mais segurança. Deixe os acessórios para o momento em que não estiver trabalhando.

6. Faça intervalos regulares

Isso é útil em todas as funções. Esforço repetitivo é fonte de problemas de ligamento e/ou musculares. Caso o ambiente de trabalho seja periculoso, esta dica é ainda mais importante.

7. Evite a exposição imprudente ao risco

Acidentes acontecem frequentemente por plena imprudência do trabalhador. Se alguma situação próxima a você demonstra perigo iminente, não se aproxime. Esse pensamento deve ser difundido por toda empresa para que, assim, se torne uma ideia ampla. Não acesse locais aos quais você não tem autorização prévia para estar ali. Evite também ficar próximo de áreas e equipamentos para os quais você não tenha um treinamento qualificado. A imprudência pode ter consequências graves.

8. Mantenha o local de trabalho limpo e organizado

Muitos acidentes ocorrem por desorganização da área de trabalho. Uma caixa deixada no caminho, uma ferramenta largada no chão, algum produto vazando pelo piso e outros desleixos podem custar caro. Quando esses descuidos se juntam à intensidade das rotinas de trabalho, o resultado pode ser perigoso para todos.