Mesmo entre amigos, acordo de sócios deve ser formalizado

Mesmo entre amigos, acordo de sócios deve ser formalizado

27 de setembro de 2019 0 Publicado por Kleber Dantas | Advogados Associados

Um erro muito comum entre empreendedores iniciantes é não formalizar o acordo entre sócios, ou seja não fazer um contrato. Muitas vezes amigos se tornam sócios e se esquecem de estabelecer as regras do jogo, acreditando que o bom relacionamento social é suficiente para solucionar todas as questões da empresa. Com isso, colocam em risco o próprio empreendimento e a amizade.

Formalizar a relação permite que as questões de interesse dos sócios sejam definidas previamente e de forma objetiva, orientando a solução de possíveis divergências que podem ocorrer durante a vida da empresa. Dessa forma, conflitos são prevenidos. O ideal é que essa formalização seja registrada em cartório, com a assessoria jurídica de um bom advogado. Esse documento escrito e assinado por todos, lista como será a divisão do capital, as regras para tomadas de decisão e as funções de cada um, para orientar os sócios.

Além disso, os sócios  devem ser escolhidos por complementaridade de competências e não somente por amizade. Não é desaconselhável montar uma empresa com pessoas próximas, mas especialistas e consultores de negócios alertam que a relação de amizade não deve ser o único fator a ser considerado. Leve em conta também que os sócios precisam ter competências e habilidades complementares; valores e ética; visão de longo prazo; objetivos da empresa; experiência; boa convivência e afinidade.