5 cuidados para se tomar na Black Friday

5 cuidados para se tomar na Black Friday

17 de novembro de 2020 0 Publicado por Kleber Dantas | Advogados Associados

A última sexta-feira de novembro já está consagrada pela Black Friday: dia mundial de fazer compras presenciais ou on-lines a preços mais baixos. Neste ano, a sexta-feira de compras com descontos cai no próximo dia 27. Nós listamos abaixo cinco cuidados que você deve tomar para realizar suas compras com tranquilidade.

1. O direito de arrependimento para compras via internet ou telefone está previsto no Código de Defesa do Consumidor, especificamente para as compras nas quais o consumidor não vê o produto antes da compra. Este direito garante ao consumidor sete dias, desde a entrega do produto, para poder reclamar e se arrepender da aquisição, podendo devolver a mercadoria ao lojista sem custos. É importante saber que o cliente não pode ter usado o produto e o aviso à empresa deve ser feito no prazo.

2. Se comprar em lojas físicas, pergunte se poderá trocar o produto. Isto porque se o direito de arrependimento permite que o consumidor devolva um produto comprado pela internet, nas lojas físicas as coisas não são assim, já que as empresas não são obrigadas a aceitar devoluções ou trocar produtos. Se você adquirir a mercadoria no estabelecimento da empresa, pergunte antes se fazem troca ou devolução caso o produto não tenha defeitos.

3. Antes de comprar o produto faça uma análise rápida para garantir que ele não apresenta vícios ou defeitos. Se ele apresentar, não compre. Apesar da loja ser obrigada a trocar em 30 dias um produto com vícios por uma mercadoria nova, a dor de cabeça para conseguir isso pode não valer a pena.

4. Escolha boas lojas para as compras na Black Friday. Evite lojas que não adotam práticas honestas e enganam o consumidor. Evite também produtos que não são garantidos e que tenham procedência duvidosa. Procure empresas com selos como “Internet Segura” e “Site Seguro”. Estas informações indicam que a loja adota medidas de segurança. Na hora de fechar um negócio, observe se o navegador de internet exibe o ícone de um cadeado na parte inferior ou na barra de endereços. Este símbolo indica o uso de um certificado digital de segurança chamado SSL (Secure Socket Layer).

5. Acompanhe os preços com antecedência para não cair no golpe do “preço pela metade do dobro”. Algumas empresas aumentam o preço dos produtos nas semanas que antecedem o evento para dar um desconto simbólico. Na prática, o produto sai pelo mesmo preço de antes do “desconto”. Essa prática é fraudulenta e é punida pelo Procon.