Você sabe o que é Score?

Você sabe o que é Score?

8 de fevereiro de 2021 0 Publicado por Kleber Dantas | Advogados Associados
Ao fazer uma compra qualquer você já deve ter escutado que o seu score seria consultado. Mas, você sabe o que é score?
 
Em termos práticos, o score é como se fosse uma nota ou o currículo da sua vida financeira. Pois, trata-se de uma pontuação que varia entre 0 e 1.000 que indica a probabilidade de um consumidor pagar suas contas em dia.
 
Essa métrica auxilia as instituições financeiras a traçarem o perfil de risco de um determinado cliente e por isso é utilizada por órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa e Boa Vista SCPC por exemplo. Para fazer essa análise a empresa de proteção ao crédito precisa de autorização do Banco Central.
 
Quanto maior for o seu score, maiores são as chances de você honrar seus compromissos financeiros, ou seja, de pagar suas contas em dia. E, quanto menor ele for, maior será a probabilidade de você não cumprir com suas obrigações.
 
Quando o score está baixo não significa que o consumidor seja caloteiro, mas que se trata de um devedor de maior risco.
 
A consulta pessoal ao score de crédito é grátis e pode ser feita na internet. É importante saber que não há cobrança para consultar o score e também não é possível aumentá-lo de um dia para a noite. Também é importante ficar atento a e-mails ou SMSs maliciosos, dizendo que por meio de pagamento o consumidor poderá aumentar o score. Isto não é possível e estes e-mails devem ser desconsiderados, pois trata-se de tentativa de fraude.