Muitos empresários só procuram assessoria jurídica quando já estão com alguma demanda no judiciário, seja um processo trabalhista, uma disputa contratual ou uma execução.
No entanto, a advocacia preventiva tem como objetivo prever os problemas, permitindo que as empresas identifiquem riscos e se protejam antes de qualquer crise, garantindo tranquilidade e maior segurança para a empresa.
Quando falamos de advocacia preventiva, podemos entender como uma advocacia com atuação focada na antecipação de riscos e na adoção de medidas jurídicas que assegurem o cumprimento das normas legais, minimizando a exposição a processos e penalidades.
Por meio da advocacia preventiva, é possível realizar uma análise minuciosa de contratos, normas trabalhistas e tributárias, além de outros aspectos que envolvem o dia a dia de uma empresa.
Essa prática permite identificar pontos de vulnerabilidade e sugerir ajustes que evitam futuros litígios, economizando tempo e recursos financeiros, assim a sua empresa poderá focar no crescimento e geração de recursos, sem o peso de imprevistos legais.
A advocacia preventiva é sinônimo de segurança jurídica. Ao adotar uma postura proativa, sua empresa estará protegida contra riscos e preparada para crescer com solidez. Mais do que evitar problemas, essa abordagem garante a estabilidade e a longevidade do seu negócio, permitindo que ele prospere com confiança.
Larissa Balsamão Amorim
OAB/MG 144.432