O empresário sempre se depara com desafios diários na gestão da sua empresa e, na maioria das vezes, uma decisão tomada de apressadamente ou sem a devida análise pode ocasionar um desequilíbrio financeiro em sua atividade empresarial.
Uma questão que pode vir a surgir, por exemplo, é a necessidade de contratação de mão de obra diante de uma alta demanda dos seus serviços, de modo que a falta de planejamento e necessidade de solução rápida pela empresa podem resultar em um prejuízo financeiro desnecessário.
Nesse sentido, um planejamento trabalhista direcionado para a empresa pode auxiliar o empresário a identificar, por meio de uma explicação detalhada, se a contratação de um empregado ou de um prestador de serviços irá atender melhor sua demanda. Isto porque, a maioria dos empresários não consegue visualizar as diferenças entre esses dois tipos de contratos e as consequências, tanto positivas quanto negativas, da escolha.
Além disso, a peculiaridade de cada contrato, estrategicamente escolhido para a atividade empresarial, pode gerar uma otimização dos serviços, economia e prevenção de eventuais problemas trabalhistas.
Portanto, um planejamento trabalhista especialmente direcionado para os objetivos da empresa se mostra como uma excelente ferramenta para enfrentar as adversidades empresariais do dia a dia, o que pode elevar os resultados do negócio.
E você sabe o que o planejamento trabalhista pode fazer pela sua empresa?
Everson Alexandre da S. Lima
OAB/MG nº 214.075