Carnaval deste ano será feriado?

A pandemia infelizmente ainda é uma realidade e como no ano passado, a Prefeitura de Pouso Alegre enviou para a Câmara Municipal, em regime de urgência, dois projetos que revogam os pontos facultativos e feriado do carnaval deste ano dos servidores municipais. Os projetos foram aprovados pelos vereadores.

Antes da covid-19 os servidores municipais tinham o ponto facultativo na segunda e terça-feira de carnaval e voltavam a trabalhar na Quarta-Feira de Cinzas. Mas, assim como no ano passado, o ponto facultativo foi cancelado e as festividades de carnaval foram proibidas neste ano também.

A justificativa da Prefeitura é tratar igualmente os funcionários públicos (servidores municipais) e da iniciativa privada, visto que com os cancelamentos de todas as festividades, não se justifica a manutenção dos pontos facultativos.

O carnaval não é feriado nacional, mas tanto o governo federal quanto o governo de Minas Gerais apontaram os dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março como pontos facultativos neste ano.

Apesar de ser uma festa popular que faz parte da nossa cultura, a segunda e quarta-feira não são consideradas feriados nacionais. Cabe a cada município legislar a respeito. Ou seja, decretar feriado ou ponto facultativo nestes dias.

O Poder Público Municipal pode determinar o fechamento destes estabelecimentos como ocorreu no lockdown. Esta medida extrema e de urgência para qualquer situação pode ser usada, mas não se pode valer do caminho inverso, obrigando a sua abertura.

E como aqui no município foram suspensas as atividades carnavalescas, os dias 28/02, 01/03 e seguintes serão considerados dias normais de trabalho. Portanto, ficará a cargo de cada empregador ou estabelecimento comercial, industrial, definir se terá expediente normal nestes dias ou não, respeitando as negociações coletivas porventura existentes com suas categorias profissionais. Isso porque o Poder Executivo não pode determinar que os estabelecimentos que exercem atividades particulares, sejam no comércio, indústria ou serviço, abram as portas.

Caso a empresa opte em funcionar normalmente nestes dias, os empregados estarão obrigados a comparecer, sob pena de receber falta ou advertência.

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.