COVID-19 E FÉRIAS TRABALHISTAS

Como é de conhecimento da sociedade, pelos últimos um ano e meio temos enfrentado uma pandemia, cujo vírus causador é desconhecido e vem causando fortes impactos na economia brasileira.

Nesse sentido, o Supremo Tribunal Federal (ADI 6341), em 2020, decidiu que Estados, o Distrito Federal e Municípios também possuem competência concorrente, ou seja, podem tomar suas próprias medidas contra o coronavírus nos limites de seus territórios.

Desse modo, considerando o aumento de casos em determinadas regiões brasileiras e buscando conter a propagação do vírus, tornou-se comum notícias em que algum Estado ou Município determinou que o comércio permanecesse fechado durante um período e, como consequência, empresas privadas paralisaram seus serviços.

Entretanto, estando o empregado celetista sem trabalhar, é possível que esse seja privado de suas férias trabalhistas?

Pois bem, nesses Estados e Municípios onde a paralisação do comércio foi superior a 30 dias e se durante esse período o empregado não trabalhou de fato, bem como continuou recebendo seu salário, a legislação trabalhista deixa bem claro que o trabalhador não terá direito a férias, segundo o texto do artigo 133, III.

Portanto, tendo ocorrido o fechamento do comércio com a paralisação dos serviços pelo prazo acima, não será concedido férias ao trabalhador, como determina a lei trabalhista.

 

 

Éverson Alexandre da Silva Lima
Estagiário

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.