Cuidados que o comprador de imóvel deve tomar

O setor imobiliário foi um dos poucos setores que se mostrou forte durante a pandemia causada pelo coronavírus. O mercado está aquecido, com crescimento de crédito imobiliário, devido ao aumento nas vendas de imóveis e de novos empreendimentos.
 
Mas, ao adquirir um imóvel, o comprador precisa tomar cuidados para evitar aborrecimentos e prejuízos. A análise de certidões e documentos do imóvel é essencial e deve ser feita antes mesmo da elaboração do contrato de compra e venda.
 
A matrícula do imóvel, devidamente atualizada, emitida pelo cartório de registro de imóveis é indispensável para análise da viabilidade da aquisição, pois ela trará todas as informações sobre o imóvel, a existência de penhora, hipoteca ou impedimento judicial, que eventualmente possa comprometer a transferência de titularidade.
 
Além da certidão imobiliária, o comprador deve obter outras certidões por meio das quais poderá conhecer a real situação financeira do proprietário do imóvel. Como por exemplo podemos citar as certidões negativas de débitos municipal, estadual e federal, de ações trabalhistas, cíveis e fiscais. No caso de condomínios é muito importante verificar se o imóvel tem dívidas.
 
Além disso, para garantir segurança às partes contratantes é indispensável a elaboração de um contrato de compra e venda, com a devida qualificação das partes, previsão correta da forma de pagamento, prazos, multa em caso de descumprimento, pagamento de comissão de corretagem, e outras garantias.
 
Esses cuidados são necessários para proteger as partes contratantes e evitar futuras dores de cabeça. Para isso, procure um advogado de confiança para auxiliar no processo de compra de imóvel.
 
Adaysa Fernandes
Advogada OAB MG 105.974
 

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.