Decisão do STF altera a contagem de prazo da licença-maternidade

Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a tese defendida por parte da jurisprudência que a contagem da licença-maternidade deve iniciar a partir da alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido, o que ocorrer por último.

A Consolidação das Leis Trabalhistas em seu artigo 392, garante à gestante o direito à licença-maternidade de 120 dias. Anteriormente, a contagem acontecia entre o 28º dia antes do parto ou do nascimento da criança. A partir da última decisão do STF, a licença passa a ser contada da alta hospitalar da mãe ou no recém-nascido.

A ação foi aberta pelo partido Solidariedade com a justificativa que a modalidade anterior prejudicava o tempo de convivência entre as mães e os bebês que precisavam ficar internados. Ao analisar o pedido, o Relator Ministro Edson Fachin argumentou que a alta hospitalar é um momento muito aguardado para a família e que inaugura o período abrangido pela proteção constitucional à maternidade, à infância e à convivência familiar, sendo este o âmbito de proteção.

A decisão favorece os casos em que a mãe ou o bebê necessitam ficar mais tempo internados após o parto, ou seja, quando a internação for superior a 2 semanas. Dados do Ministério da Saúde apontam que nascem cerca de 28 0mil crianças prematuras por ano no Brasil, que necessitam de maior tempo hospitalar e que serão beneficiados com as novas medidas.

É importante saber que o efeito da decisão do STF é imediato para todas as gestantes e mães que possuem contrato de trabalho regido pela CLT.

 

Larissa Balsamão Amorim
OAB/MG 144.432

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.