Doenças com isenção de carência para benefício de Incapacidade

No dia 01/09/2022, o Ministro de Estado do Trabalho e Previdência e o Ministro de Estado da Saúde atualizaram e ampliaram a lista de doenças, que dispensam carência, para recebimento de benefício por incapacidade, através da Portaria MTP/MS Nº 22.

A cada três anos a lista de doenças é atualizada de acordo com os critérios de estigma, deformação, mutilação, deficiência ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que mereçam tratamento particularizado.

O benefício por incapacidade do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS é reservado ao segurado que esteja acometido por alguma doença que o impeça de exercer seu trabalho habitual.

Para ter direito aos benefícios é preciso cumprir requisitos, entre eles o número mínimo de 12 contribuições ao INSS, chamado Período de Carência. Entretanto, existem algumas doenças que dispensam esse requisito.

Com a publicação da portaria, a partir de 03/10/2022 a lista passa de 15 para 17 doenças isentas de carência. Portanto, os segurados acometidos de acidente vascular encefálico agudo e abdome agudo cirúrgico ficam isentos do cumprimento de carência ao requererem os benefícios por incapacidade do INSS. A isenção ocorre apenas se a doença tiver início após a filiação ao RGPS. Vejamos o rol:

Art. 2º As doenças ou afecções listadas a seguir excluem a exigência de carência para a concessão dos benefícios auxílio por incapacidade temporária e aposentadoria por incapacidade permanente aos segurados do RGPS:

I – tuberculose ativa
II – hanseníase
III – transtorno mental grave, desde que esteja cursando com alienação mental
IV – neoplasia maligna
V – cegueira
VI – paralisia irreversível e incapacitante
VII – cardiopatia grave
VIII – doença de Parkinson
IX – espondilite anquilosante
X – nefropatia grave
XI – estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante)
XII – Aids
XIII – contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada
XIV – hepatopatia grave
XV – esclerose múltipla
XVI – acidente vascular encefálico (agudo)
XVII – abdome agudo cirúrgico

Em breve falaremos de outros requisitos para obtenção do Benefício de Incapacidade.

Mariana Godoy Moreira Rodrigues Silva
OAB MG nº 169.589

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.