É permitido realizar desconto em salário do empregado?

É possível descontar determinados valores do salário do empregado, desde que observados alguns requisitos, além das próprias situações em que os abatimentos são permitidos. É fundamental entender quais são os valores que podem ser abatidos, segundo a legislação trabalhista, assim como formalidades necessárias para estes descontos em salário.

Ao contratar um funcionário, todo empresário tem a preocupação de quanto este custará à empresa, pois irão incidir no cálculo o próprio salário, os custos sobre contribuições, férias, vale-transporte, contribuições previdenciárias, dentre outras. As deduções em folha de pagamento colaboram com o custo empresarial da mão-de-obra e impõem ao empregado a responsabilidade de também arcar com direitos que são aproveitados exclusivamente em seu benefício.

De qualquer modo, é muito importante a transparência na relação do empregador com seus funcionários, com ampla comunicação, além da assessoria de uma ótima equipe jurídica.

Conheça alguns descontos que o empregador pode realizar:

  • Contribuições Previdenciárias (INSS);
  • Imposto de Renda;
  • Pensão alimentícia;
  • Empréstimos consignados;
  • Faltas e atrasos;
  • Vale-transporte;
  • Contribuições sindicais.

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.