Governo cria e-Social simplificado

O Diário oficial de hoje (23/10) trouxe as Portarias Conjuntas RFB/SEPRT nº 76 e 77, criando o e-Social Simplificado. Desta forma, a escrituração de obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais ficarão mais simples, pois o novo sistema busca desburocratização e também eliminará a solicitação de dados já conhecidos.
 
As novidades do e-Social Simplificado são a redução do número de eventos; a expressiva redução do número de campos do leiaute, inclusive pela exclusão de informações cadastrais ou constantes em outras bases de dados; a ampla flexibilização das regras de impedimento para o recebimento de informações (ex.: alteração das regras de fechamento da folha de pagamento – pendências geram alertas e não erros); a facilitação na prestação de informações destinadas ao cumprimento de obrigações fiscais, previdenciárias e depósitos de FGTS; a utilização de CPF como identificação única do trabalhador; e, simplificação na forma de declaração de remunerações e pagamentos.
 
O e-Social Simplificado substituirá o CAGED, a anotação da Carteira de Trabalho (que passou a ser 100% digital para as empresas), o Livro de Registro de Empregados, além da RAIS para empresas que já prestam informações de folha de pagamento.
Muitas outras obrigações serão substituídas em breve como o CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), a CD – Comunicação de Dispensa; o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário; o DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais; o MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais; a Folha de pagamento; e a GRF – Guia de Recolhimento do FGTS.
 
O desenvolvimento do e-Social Simplificado estava previsto na Lei nº 13.874/19 e entrará em operação a partir do ano que vem, dando prazo para as empresas se adaptarem às mudanças. Por isso, o calendário de obrigatoriedade também foi atualizado. Veja como ficou:
 
05/2021 – Eventos de folha de pagamento dos optantes pelo Simples Nacional, empregador pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos.
 
06/2021 – Eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador de grandes empresas
07/2021 – Início do envio de informações pelos órgãos públicos
 

 

Adaysa Fernandes
OAB MG 105974

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.