No dia a dia temos atendido várias pessoas querendo entender melhor o que é uma holding, como funciona, seus benefícios e tudo mais.
Eles chegam até nosso escritório com muitas dúvidas e às vezes sem nenhum conhecimento sobre o assunto.
Esse é o nosso papel: explicar que a holding nada mais é do que uma empresa, com CNPJ, com sócios, com fim social, com escrita contábil, que visa trazer benefícios fiscais e tributários dentro do fim que se propõe.
Os nossos clientes sempre perguntam se a holding pode ser feita para sua família e seu patrimônio. Isso nós esclarecemos que ela pode servir, inclusive, para pessoa física que tem imóveis em locação e com uma fonte de renda considerável deste tipo de investimento.
Também já tivemos casos de empresários com vasto patrimônio e sem filhos. Outros com patrimônio e com filhos já maiores e alheios aos negócios da família. Aqueles com divergência conjugal quanto a divisão de bens. Pessoas com filhos menores que já estão visando um futuro planejamento sucessório. Todos esses clientes tiveram suas holdings constituídas por nossa equipe e estão tranquilos e satisfeitos.
Isso porque, para a constituição de uma holding não é necessário nenhum patrimônio vultuoso. A holding é acessível a qualquer um, porém, é importante o acompanhamento de equipe profissional capacitada e qualificada, com advogados e contadores para uma melhor análise do seu custo e viabilidade econômica.
O mais importante que sempre falamos para todos os nossos clientes é que a holding é um valioso instrumento sucessório, em razão da doação das cotas aos futuros sucessores, permanecendo o doador a frente da empresa na condução dos negócios. Tudo isso traz muita tranquilidade.
Temos que ter em mente que um dia iremos faltar nesta vida terrena e aí a sucessão se consumará independentemente do tamanho do patrimônio e da condição econômica. Por isso, planejar a sua sucessão tem o mesmo valor do planejamento da sua vida pessoal e profissional.
Kleber Dantas Junior
OAB/MG 55.818