Holding e a Reforma Tributária

A reforma tributária está sendo aprovada no Congresso Nacional e é o assunto da vez no nosso país. Mas, qual a ligação entre holdings e esta reforma?
As holdings são a profissionalização da sucessão patrimonial de famílias empresárias. Com a aprovação da reforma tributária nos moldes que ela está se configurando, a holding continuará atrativa sobre muitos aspectos do planejamento sucessório.
Isto porque a holding sempre foi um instrumento importante, pela qual o fundador define como será feita a sucessão hereditária, estabelecendo a partilha dos bens entre os herdeiros ou até mesmo com não herdeiros.
O planejamento sucessório permite ao proprietário ou fundador definir tudo durante a vida, deixando resolvido para depois da sua ausência. Feita em vida, a holding minimiza os impactos que um inventário costuma ter sobre a família, em virtude da possibilidade da herança se tornar motivo de desavença entre herdeiros. Com o planejamento sucessório pode ser feita a transferência dos bens diretamente da pessoa física para a pessoa jurídica, estabelecendo as cotas e regras.
Isso é possível via holding, pois a lei permite que o proprietário ou fundador deixe as coisas legalmente organizadas. Dessa forma, tudo fica mais fácil para seus sucessores, principalmente porque com a holding é feito um protocolo familiar. Este protocolo é um documento que estabelece regras de como a família empresária deve se comportar com relação ao negócio que possui. Tem características de um acordo de cotista ou acordo de acionistas. Porém, difere-se na essência. Isso porque o acordo de cotista ou acionista cuida da relação dos sócios em relação à empresa. Já o protocolo familiar cuida do relacionamento entre a família, a propriedade e a empresa.
Ou seja, o protocolo familiar deixa as coisas mais claras entre os membros da família, proporcionando o convívio harmônico, reforçando o legado familiar; perpetuando os valores da família empresária; regulando a sucessão patrimonial; estabelecendo regras para atuação dos familiares na empresa; prevenindo conflitos familiares e criando regras de solução de conflitos.
E você, já pensou em constituir sua holding?
Adaysa F. M. de Magalhães
OAB MG 105.974

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.