Lei 14.457/22 cria o Programa Emprega + Mulheres

No dia 22/09/2022 entrou em vigor a Lei 14.457 que criou o Programa Emprega + Mulheres, com normas para incentivar a empregabilidade das mulheres.

Referida norma trata-se da conversão em lei da MP 1.116 de 04/05/2022, com as alterações inseridas pelo Congresso Nacional e foi sancionada alterando a Consolidação das Leis do Trabalho e, ainda:

– A Lei 11.770/08, que criou o Programa Empresa Cidadã (prorrogação da licença-maternidade mediante concessão de incentivo fiscal);

– A Lei 13.999/20, que instituiu o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte;

– A Lei 12.513/11, que instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e alterou as Leis 7.998/90 (Programa do Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e instituiu o Fundo de Amparo ao Trabalhador).

A lei cria o benefício do reembolso-creche, em substituição ao berçário nas empresas, além de medidas de apoio à volta ao trabalho após a licença-maternidade. Prevê a possibilidade de flexibilização do regime de trabalho, possibilidade de antecipação de férias individuais, horários de entrada e de saída flexíveis, suspensão do contrato de trabalho para fins de qualificação profissional, prevenção e combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no âmbito do trabalho, estímulo ao microcrédito para mulheres, dentre outras.

Contudo, importante ressaltar que para implementação de tais benefícios é necessário que haja interesse por parte do empregador, que sejam cumpridos os requisitos estabelecidos em lei e que haja formalização por meio de acordo individual, de acordo coletivo ou de convenção coletiva de trabalho.

A nova lei cria o Selo Emprega + Mulher, que poderá ser utilizado por empresas para divulgar ações voltadas à contração de mulheres. Micro e pequenas empresas com o selo serão beneficiadas com estímulos creditícios adicionais.

O texto estabelece prioridade para a qualificação de mulheres vítimas de violência e amplia os valores disponíveis para empréstimos a mulheres empreendedoras e trabalhadoras informais no Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores.

 

 

Kênia C. Costa

OAB/MG 203.275

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.