Minha experiência no escritório

Na primeira semana da faculdade de direito na Universidade de Edimburgo nossa atenção foi direcionada para a particularidade do sistema jurídico escocês. Este é considerado um sistema de tradição mista, ou seja, uma mistura de direito common, aquele originado da Inglaterra e desenvolvido gradualmente por meio de precedente, e cível, derivado da codificação de leis do Império Romano enquanto Justiniano era o imperador. Ou seja, ao mesmo tempo que temos Direito Romano como matéria obrigatória para todos que querem se tornar advogados, também temos que decorar mais de cem casos para aprender a Lei dos Contratos, pois esta majoritariamente não se encontra em um código.

 

Tendo em mente as diferenças do sistema em que eu estou aprendendo na faculdade, o Escocês, com este que o escritório Kleber Dantas Advogados exerce suas atividades, o Brasileiro, eu tinha certeza de que este estágio seria uma ótima oportunidade para me desafiar e entender um sistema que eu tenho interesse em trabalhar futuramente.

 

Entretanto, nos primeiros dias o desafio não foi aprender o conteúdo do direito, mas sim entender como funciona o trabalho do advogado na prática. Tirando o site em que procuramos jurisprudência, o Westlaw, na faculdade nós não fazemos uso de mais nenhuma ferramenta online. Os advogados do escritório, em contraste, usam o PJe, Romasoft e os sites dos tribunais diariamente.

 

Além do uso de ferramentas online, foi muito interessante estar presente nas reuniões semanais de gestão. Essas reuniões me mostraram que escritórios de advocacia funcionam como firmas, e devem ser administradas como uma, tendo em mente estratégias de desenvolvimento, produtos e marketing. Ou seja, o trabalho é ainda mais complexo que só providenciar o melhor trabalho na área jurídica para seu cliente (mas essa parte também é essencial). Durante as semanas que passei no escritório, experimentamos com as dashboards, ou relatórios gerenciais inteligentes, no Power BI para entender como futuramente usar esse programa para administrar a firma internamente e apresentar informações para os clientes.

 

Apesar de ter feito meu estágio durante a pandemia, tive a oportunidade de participar do Seminário da OAB do sul de Minas pelo Youtube onde aprendi sobre diversos tópicos como a Medida Provisória 936 e 927 (medidas trabalhistas nos tempos da pandemia) e até sobre como as audiências de instrução tele presenciais estão sendo conduzidas. Eu entendo que seja essencial compreender como o direito está se adaptando a pandemia, pois certas mudanças positivas podem se tornar o novo normal no futuro. Foi interessante ouvir também essas discussões nas lives do escritório do Dr. Kleber Dantas Júnior com seus convidados.

 

Termino meu período no escritório muito feliz de entender mais sobre o direito brasileiro, especialmente o trabalhista, que ainda não tive na faculdade, de saber usar os softwares, de entender mais sobre gestão e claro, por ter conhecido pessoas maravilhosas com quais pude conversar sobre a profissão e ouvir conselhos. Infelizmente não tive a oportunidade de ir ao fórum de Pouso Alegre, mas espero voltar para conhecê-lo e aproveitar e dar um abraço em toda a equipe para agradecer o aprendizado.

  Por Marina Borges Molo

   

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.