Planejamento Sucessório – Holding Patrimonial

Morrer é inevitável e uma hora isto irá acontecer. Essa é a maior certeza! Assim a herança transmite-se automaticamente aos herdeiros querendo com o falecimento do patriarca ou matriarca. E daí já surge o fato gerador do imposto (ITCMD) com alíquotas que variam de 2% até 8% dependendo do Estado por ser um imposto estadual que impactara financeiramente a sucessão, pois para que os bens deixados sejam transferidos em sua titularidade via inventário, necessariamente terá que haver o pagamento do imposto e tantas outras taxas e despesas que poderá representar até 35% do valor total do patrimônio.
E há meios jurídicos, eficazes e seguros de se trabalhar com a sucessão de forma mais tranquila e com menor impacto financeiro, e uma delas seria as holdings em suas várias espécies.
Afinal o que é uma holding patrimonial?
Nada mais é que uma empresa patrimonial constituída com a finalidade de administrar o patrimônio de um ou mais pessoas físicas. Ou seja, ao invés de as pessoas físicas possuírem bens em seus próprios nomes, passam a ser detentora de ações (quotas) através de uma Pessoa Jurídica. Com isto, facilita-se a administração dos bens e a sucessão hereditária garantindo a manutenção da empresa em nome dos herdeiros, com possíveis benefícios fiscais e até proteção patrimonial.
E com o planejamento sucessório você poderá dividir o patrimônio aos seus herdeiros da melhor forma possível, inclusive antecipando parte da herança por meio de doações em vida, evitar discussões familiares sobre os percentuais da herança e divisão e até pagar menos impostos dependendo da estratégia adotada.
Mais de 70% das empresas brasileiras são empresas familiares com fortes traços afetivos e é comum que os herdeiros não tenham a experiencia e vivência dos patriarcas fundadores para levar adiante o patrimônio herdado.
Portanto, não hesite de pensar que o amanhã poderá ser hoje, e como a morte é inevitável, nada melhor do que se precaver através de um planejamento sucessório saudável, tranquilo e menos impactante financeiramente.
Kleber Dantas Junior
OAB/MG 55.818

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.