Planejamento Tributário para médicos

Planejamento tributário é uma ferramenta de gestão que busca a melhor forma de gerir os tributos e seus reflexos. Em outras palavras, o planejamento tributário ajuda o profissional a economizar, reduzindo licitamente a carga de impostos, taxas e contribuições.
Durante o estudo é analisado se é mais vantajoso o profissional continuar recolhendo os seus tributos como pessoa física, ou se a abertura de uma empresa (PJ) trará maiores benefícios. Caso a melhor opção seja abrir uma PJ, será analisado, de acordo com os serviços que serão prestados, o melhor tipo de sociedade (sociedade simples ou sociedade empresária), após essa definição o próximo passo será a escolha do melhor enquadramento para recolhimento dos tributos (simples nacional, lucro presumido ou lucro real). Analisa-se também o melhor regime para reconhecimento dos gastos e das receitas (regime de caixa ou competência), verifica-se a possibilidade de incentivos fiscais, estuda-se a possibilidade de ingresso de ações judiciais, embasadas em teses tributárias, para diminuição da base de cálculo de tributos ou até mesmo da declaração de inconstitucionalidade de taxas e contribuições, além de pedido de restituição dos tributos pagos a mais nos últimos cinco anos.
O planejamento tributário também deve ser aplicado em clínicas médicas que já se encontram em funcionamento, pois, ao aplicá-lo a empresa reunirá todas as informações necessárias sobre suas obrigações fiscais, e dessa forma, conhecendo e planejando melhor a tributação, é possível reduzir as possibilidades de autuações, multas e passivos tributários.
Não existe, portanto, uma fórmula mágica ou um software de computador preparado para, sozinho, identificar todas as possibilidades de economia tributária de uma empresa. Tal estudo é pormenorizado, e o resultado dependerá da análise concreta e individualizada das características de cada empresa.
Todos os médicos devem, então, buscar um adequado assessoramento jurídico que lhes permita realizar um planejamento tributário minucioso, visando à economia de tributos de forma lícita, e consequentemente à maximização dos lucros e resultados da atividade.
Paulo Camargo Neto
Advogado Tributarista
OAB/MG 76.102

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.