Saiba mais sobre o Sistema PIX

A forma de pagamentos PIX foi anunciada pelo Banco Central do Brasil e estará disponível para o público a partir de 16 de novembro de 2020, mas as chaves já podem ser cadastradas junto aos bancos.

O PIX permitirá que usuários de contas de pagamento ou depósito à vista efetuem transações ou pagamentos, 24 horas ao dia, sete dias por semana, de forma instantânea e com baixo custo.

Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências serão feitos e recebidos, o PIX tem o potencial de aumentar a competitividade entre os bancos, baixar o custo e aumentar a segurança nas transações, além de promover a inclusão financeira da população.
A ideia do Banco Central é que essas empresas possam oferecer aos seus usuários os benefícios dos pagamentos instantâneos atendendo a requisitos regulatórios mais simples, com segurança e confiabilidade.

Do ponto de vista dos usuários pagadores, o objetivo é construir soluções que permitam que a realização de um pagamento instantâneo seja tão fácil, simples, intuitiva e rápida quanto realizar um pagamento com dinheiro em espécie. Para tanto, os pagadores poderão iniciar pagamentos por pelo menos três formas diferentes:

– Utilização de chaves ou apelidos para a identificação da conta transacional, como o número do telefone celular, o CPF, o CNPJ ou um endereço de e-mail;
– QR Code, ou
– Tecnologias que permitam a troca de informações por aproximação (near-field communication).

A regulação do novo sistema ocorreu por meio da Resolução BCB n° 1, de agosto de 2020, na qual o Banco Central estabeleceu o arranjo de pagamento PIX e aprovou seu regulamento, impondo obrigações e requisitos para que as instituições ingressem como participantes do novo sistema.

 

 

Adaysa Fernandes
OAB MG 105974

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.