Segurança e saúde no trabalho: direito garantido na Constituição Federal

As normas de proteção, segurança e saúde do trabalhador estão disciplinados na Constituição Federal, quando tratam da dignidade da pessoa humana e dos valores sociais do trabalho e estabelecem como direito essencial a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. Em complemento, a CLT em seu capítulo V aborda também a segurança e medicina do trabalho e traz várias normas e regras para a proteção do trabalhador.

Entre as diversas normas de segurança do trabalho, estão: a obrigatoriedade da empresa de fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamentos de proteção individual (EPI) adequado ao risco do trabalho, a obrigatoriedade dos exames médicos na admissão e demissão e durante o contrato de trabalho dos funcionários, as regras de iluminação, ergometria e conforto térmico do ambiente de trabalho, a caracterização de atividades insalubres e periculosas, entre outras.

O descumprimento das normas por parte do empregador constitui em notificação por parte dos órgãos fiscalizadores do trabalho, podendo a empresa ser punida através de multas administrativas.

Porém, a cobrança de observar as normas não é obrigatória somente ao empregador. O descumprimento das normas de segurança por parte do empregado pode constitui ato faltoso, pois a responsabilidade de manter o ambiente de trabalho protegido e seguro deve ser tanto do empregador quanto do trabalhador.

Larissa Balsamão Amorim, OAB/MG 144.432 – e-mail: larissa@kleberdantas.adv.br

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.