Vantagens de cumprir as normas de Medicina e Segurança do Trabalho

Muito se fala sobre os direitos assegurados aos trabalhadores referentes às normas de segurança e medicina do trabalho, mas você empresário, sabia que a sua empresa pode ter vantagens até econômicas quando segue as normas?

Muitos Empresários vêm a obrigação de cumprir as normas de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) apenas como uma despesa e não como um investimento capaz de refletir positivamente sobre seus lucros.

Podemos definir a Segurança e Medicina do trabalho como um conjunto de medidas, normas e regras que têm como objetivo eliminar e prevenir a ocorrência de acidentes e possíveis doenças resultantes da ocupação profissional.

Quando a empresa cumpre com as normas de medicina e segurança do trabalho, como por exemplo a elaboração do Programa de Prevenções de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), garante e fiscaliza os EPI’s entre outros, ela está contribuindo diretamente para a redução e prevenção de acidentes, consequentemente, garantindo um ambiente de trabalho saudável, mais produtivo e rentável e com menos trabalhadores paralisados.

A parte que poucos sabem é que além de evitar perdas produtivas, a empresa pagará menos contribuição previdenciária, pois o índice FAP (fator acidentário de prevenção) que faz parte da contribuição previdenciária poderá ser reduzida em até 50% se a empresa apresentar um bom desempenho, dentro da respectiva atividade econômica, quanto aos acidentes de trabalho ocorridos num determinado período.
Resumindo, são muitas as vantagens em cumprir as regras e as normas sobre segurança e saúde do trabalho, pois trará ganhos no desempenho dos seus trabalhadores, prevenindo acidentes e aumentando a produtividade e a qualidade do seus produtos ou serviços.

 

 

Larissa Balsamão Amorim

OAB/MG 144.432

 

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.