Você sabe o que é o CNIS?

O Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, também conhecido como extrato previdenciário, contém todo o histórico de trabalho dos segurados do INSS, como informações de data de filiação ao INSS, vínculos na Carteira de Trabalho, recolhimentos com carnê, valores de remunerações e benefícios previdenciários pleiteados.

As informações lançadas no CNIS são de extrema importância para definir se o segurado terá ou não direito aos benefícios do INSS, impactando também no valor do benefício. Por isso a importância de sempre mantê-lo atualizado e correto.

É muito comum o CNIS conter erros, como valor de contribuição, ausência ou datas de início e fim erradas, de vínculos na Carteira de Trabalho, por essa razão, importante sempre acessá-lo para verificar possíveis erros e realizar a sua retificação.

O Decreto 10.410 de 2020, em seu artigo 19, §1º, prevê a possibilidade de o segurado fazer a qualquer tempo, a inclusão, a exclusão, a ratificação ou a retificação de suas informações constantes do CNIS, com a apresentação de documentos comprobatórios dos dados divergentes.

O CNIS pode ser acessado através da plataforma do MEU INSS, inserindo o CPF e a senha do segurado.

Fique de olho no seu CNIS!

 

Mariana Godoy Moreira Rodrigues Silva
Advogada OAB MG nº 169.589

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.