Você sabe o que é Segurança da Informação?

Se você acredita que segurança da informação se restringe a medidas da área de TI e se relacionam somente a hardware e softwares, pode acreditar que é muito mais do que isso.

A norma ISO 27.002 define segurança da informação como “a proteção da informação de vários tipos de ameaças para garantir a continuidade do negócio, minimizar o risco ao negócio, maximizar o retorno sobre os investimentos e as oportunidades de negócio”.

A ISO 27.002 ainda destaca que a segurança da informação ocorre com a implementação de um conjunto de controles adequados, incluindo políticas, processos, procedimentos, estruturas organizacionais e funções de software e hardware.

Uma vez estabelecidos e implementados, estes controles precisam ser monitorados, analisados e melhorados sempre onde for necessário para garantir a efetividade das medidas de segurança aplicadas.

Na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) a segurança da informação deve ser estabelecida de forma a garantir a confidencialidade, disponibilidade e integridade dos dados.

O capítulo VII da LGPD trata da segurança e das boas práticas de proteção e privacidade de dados. O primeiro tópico deste capítulo é o Artigo 46, que diz o seguinte: “os agentes de tratamento (ou as empresas) devem adotar medidas de segurança, técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito”.

Nós sempre ressaltamos o quanto a Segurança da Informação é fundamental para o projeto de adequação à LGPD. Afinal, a segurança está inclusa nos 10 princípios da LGPD como um requisito básico de conformidade.

 

Adaysa Fernandes
OAB MG 105.974

 

Criminosos estão se passando por advogados de diversos escritórios, inclusive o nosso, para enganar clientes e solicitar transferências via Pix.
Eles acessam informações de processos na internet e entram em contato, exigindo pagamentos indevidos, enganando clientes com falsa promessa de liberação de valores.

FIQUE ATENTO!
Nossos advogados NUNCA solicitam Pix ou transferências por WhatsApp.
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelos nossos canais oficiais:
(35) 3423-1653
(35) 3423-8427
(35) 99192-4075

Se receber qualquer mensagem com pedido suspeito, NÃO REALIZE PAGAMENTOS e nos avise imediatamente.